Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

fado positivo

Porque não estamos condenados a ver sempre o copo meio-vazio, aqui só se destaca o copo meio-cheio

fado positivo

Porque não estamos condenados a ver sempre o copo meio-vazio, aqui só se destaca o copo meio-cheio

Eurostat:

O PIB per capita é muitas vezes apresentado como um indicador do poder de compra, ou do bem-estar material dos habitantes de um dado país. Como tal, o PIB per capita, mesmo tomando em consideração que os preços dos bens são diferentes de sítio para sítio, é na realidade um indicador muito mau, por variadíssimas razões. O Eurostat prefere por exemplo falar da Actual Individual Consumption, o consumo real por indivíduo, que mede na realidade o valor dos bens e serviços consumidos por cada cidadão.

Actual Individual Consumption consists of goods and services actually consumedby individuals, irrespective of whether these goods and services are purchased and paid for by households, by government, or by non-profit organisations. In international volume comparisons of consumption, AIC is often seen as the preferable measure, since it is not influenced by the fact that the organisation of certain important services
consumed by households, like health and education services, differs a lot across countries.

O caso dos luxemburgueses é gritante. Enquanto o PIB per capita está 157% acima da média europeia, o AIC está apenas 36%. No caso de Portugal, o AIC ficou em 2013 nos 84% da média europeia, pouco atrás de Espanha com 90%, e à frente da Grécia e de todos os países de Leste. Sendo que a França está apenas 10% acima da média, a Holanda 13%, e o Reino Unido 15%, os nossos -16% acabam por mostrar que a diferença para os países mais ricos, não é tão grande como aquele que seria quando se pensa no PIB ou nos salários.