03
Dez 14

Portugal melhora de novo no ranking da corrupção, tendo apenas 30 países à frente

Transparency International:

O Corruption Perceptions Index é o mais famoso e respeitado a nível mundial sobre a corrupção do sector público. É um índice construído a partir de vários dados, sendo que estes não incluem dados oficiais sobre corrupção (já que estes podem facilmente ser manipulados).

O último estudo acabou de sair, e Portugal subiu duas posições. Há agora apenas 30 países em 175 com melhor classificação que Portugal. Israel, Espanha, Eslovénia, Coreia do Sul, etc. são alguns dos países que ficam abaixo. A Grécia e a Itália, por exemplo, estão quase 40 posições abaixo.

publicado por Miguel Carvalho às 14:36 | comentar | favorito
28
Nov 14

Economia a crescer, e a melhor ritmo

INE:

O PIB nacional voltou a crescer no 3º trimestre, e desta feita a um ritmo superior. No trimestre acabado em julho o crescimento tinha sido de 0,9%, agora foi de 1,1%. Destaque para os sinais contrários na componente interna, os gastos do governo diminuíram 0,1% face há um ano, enquanto o investimento e o consumo privado subiram 1,5% e 2,7% respetivamente. É já o terceiro trimestre consecutivo onde há aumento do investimento em termos homólogos.

publicado por Miguel Carvalho às 16:58 | comentar | favorito
tags:

Portugal com maior queda do desemprego na Zona Euro

Eurostat:

O Eurostat fez a colecta dos dados do desemprego dos 28 estados-membros relativos a outubro, e Portugal salta à vista. Entre os países da Zona Euro, teve a maior queda na taxa de desemprego face ao mês homólogo. Foram menos 2,2 pontos percentuais, bem acima dos -0,4pp da média da Zona Euro.

Com esta evolução positiva, Portugal está prestes a sair do Top 5 da UE com mais desemprego, visto ter agora 13,4% de desemprego, enquanto a Itália (que teve um aumento anual de 0,9pp) está perto com 13,2%. O Top 5 continua a ser liderado pela Grécia e Espanha, com 25,9% e 24,0% respectivamente.

No caso do desemprego jovem, a melhoria em Portugal foi ainda mais forte, com -3,8pp na taxa de desemprego, face aos -0,5pp da Zona Euro.

publicado por Miguel Carvalho às 12:16 | comentar | favorito
27
Nov 14

Há mais de 12 anos que os portugueses não estavam tão confiantes numa melhoria

INE:

Deveria estar a fazer manchetes, mas não está. O indicador de confiança dos consumidores do INE saiu há pouco, e revela um resultado surpreendente:

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em novembro, atingindo o valor mais elevado desde maio de 2002 e prolongando a acentuada tendência ascendente observada desde o início de 2013.

O INE destaca ainda:

A recuperação do indicador de confiança dos Consumidores 1 no último mês deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das expetativas sobre a evolução da situação económica do país.

As outras componentes ascedentes a que se refere o INE, são indicadores como expectativas sobre a situação financeira da família, desemprego, poupança, etc.

publicado por Miguel Carvalho às 12:54 | comentar | favorito
17
Nov 14

Portugal com 5ª maior subida em I&D

Eurostat:

O Eurostat publica hoje os dados dos gastos em Investigação em Desenvolvimento na Europa, comparando os últimos números, de 2013, com os de 2004. O peso da I&D subiu em geral na UE durante este período, tendo subido 0,26 pontos percentuais em termos de peso no PIB. Portugal salta à vista como dos que mais subiu, com uma subida de 0,63pp, ficando apenas atrás da Rep. Checa, Estónia, Áustria e Eslovénia.

Portugal fica assim com 1,36% do PIB dedicado a I&D, acima dos 0,78% da Grécia, 1,24% da Espanha, 1,25% da Itália e 0,48% do Chipre.

publicado por Miguel Carvalho às 18:22 | comentar | favorito
14
Nov 14

Portugal continua a crescer acima da Zona Euro

Eurostat:

O PIB português no fim do terceiro trimestre de 2014 cresceu 1,0% face ao trimestre homólogo. Este valor contraste com os 0,8% da média da Zona Euro. E não se trata de um resultado ocasional. Nos últimos quatro trimestres, Portugal tem tido sempre crescimentos anuais superiores à média.

 

publicado por Miguel Carvalho às 12:36 | comentar | favorito
tags:
05
Nov 14

Mais 50,5 mil pessoas empregadas num trimestre apenas

INE:

Acabam de sair os dados do INE do emprego no 3º trimestre de 2014, e dificilmente poderiam ser melhores. Num trimestre apenas (comparando com o 2º trimestre portanto), há mais 50,5 mil pessoas empregadas, e isto é já descontando quem perdeu o emprego entretanto.
Esta subida causou um trambolhão na taxa de desemprego, de 13,9% para 13,1%, menos 0,8 pontos percentuais em apenas 3 meses. Em comparação com o trimestre homólogo a queda foi de 2,4 pontos percentuais. É assim a 6 queda trimestral consecutiva da taxa de desemprego.

A queda do desemprego foi particularmente forte nos jovens. Na faixa 15-24 há agora menos 12,9% desempregados do que há um ano, e menos 23,1% na faixa 25-34.

publicado por Miguel Carvalho às 12:16 | comentar | favorito
tags: ,
31
Out 14

Desemprego em Portugal é o segundo que mais cai na Europa

Eurostat:

Há já largos meses que o desemprego tem vindo a cair, mas não é uma queda qualquer. Já houve vários relatórios em que o Eurostat destaca Portugal como tendo das maiores quedas da taxa de desemprego na Europa. Voltou a suceder hoje porque Portugal teve a segunda melhoria mais forte, depois da Hungria:

Compared with a year ago, the unemployment rate fell in twenty-one Member States, increased in six and remained stable in Belgium. The largest decreases were registered in Hungary (10.0% to 7.6% between August 2013 and August 2014), Spain (26.1% to 24.0%) and Portugal (15.7% to 13.6%).

publicado por Miguel Carvalho às 12:14 | comentar | favorito
24
Out 14

Preço dos combustíveis em Portugal continuam abaixo da média europeia

Comissão Europeia

Em vez de repetir que na semana X, os preços dos combustíveis em Portugal continuavam abaixo da média europeia, e da Zona Euro, talvez seja mais interessante mostrar o gráfico da evolução dos preços médios praticados nos últimos dois anos. Não fica apenas claro que o preço "por cá" é inferior à média, como se desmistifica a ideia de que "por cá" sobem rapidamente quando há subidas internacionais, mas demoram a descer quando os preços internacionais caem.

 

gasoleo.png

gasolina.png

 

 

publicado por Miguel Carvalho às 17:48 | comentar | favorito
tags:
03
Out 14

Notícias que dão razão de ser a este blog (7)

Fonte Eurobarómetro

 Quando perguntados se acham que no seu país é provável haver erros nos cuidados hospitalares, os portugueses são bem mais pessimistas que o resto dos europeus (75% contra 53%).

 Mas quanto perguntados se alguém na família realmente teve alguma problema nos cuidados de saúde, 27% dos europeus diz que sim, mas aqueles com razão de queixa cai para metade (14%) entre os portugueses.

 

Notícias que dão razão de ser a este blog (6)

Notícias que dão razão de ser a este blog (5)

Notícias que dão razão de ser a este blog (4)

Notícias que dão razão de ser a este blog (3)

Notícias que dão razão de ser a este blog (2)

Notícias que dão razão de ser a este blog (1)

publicado por Miguel Carvalho às 16:37 | comentar | favorito
tags: ,