Portugal é o 4º país da EU que melhorou mais em competitividade nos negócios

Banco Mundial

Acabou de sair o relatório anual do Banco Mundial Doing Business, sobre a competitividade de todos os países no mundo. Portugal dá um enorme salto (36 lugares) no que toca à facilidade da burocracia em obter os documentos para o licenciamento de uma obra, o ponto onde Portugal tinha ficado pior no relatório anterior.

Portugal melhorou ainda a sua posição em termos de Comércio Além-fronteiras (17º a nível mundial), no Cumprimento de Contratos (24º a nível mundial), e em Resolução de Insolvências (também 23º). Há ainda alguns pontos onde Portugal fica em primeiro lugar a nível mundial, nomeadamente no número de procedimentos para registar propriedade, no tempo necessário para tal registo.

No global, Portugal fica em 30º a nível mundial em termos de facilidade de negócios, tendo subido de 73,9 para 75.2 pontos (em 100 possíveis) na apreciação global. Singapura ficou em primeiro com 91,7.

Concluindo, em 2012 Portugal ficou à frente da Holanda, Bélgica, França, Israel, Eslovénia, Espanha (44º), Luxemburgo (56º), República Checa, Itália (73º), Grécia (78º), etc.

 

O relatório faz ainda uma análise aos últimos 7 anos, e a evolução desde então. O Banco Mundial coloca Portugal nos países que fizeram um esforço maior, dizendo que apenas Polónia, República Checa e Eslovénia conseguiram uma melhoria mais forte que Portugal dentro da UE. Este comportamento é também destacado quando se compara com o resto da periferia da Zona Euro:

publicado por Miguel Carvalho às 14:36 | comentar | favorito