O AIC português mostra nível de vida bem superior ao que mostra o PIB

Eurostat:

O Eurostat publica o AIC, Actual Individual Consumption, que segundo o Eurostat é um indicador muito melhor para aferir o nível de vida das famílias em vários países. Por exemplo, os lucros de uma empresa estrangeira em Portugal contam para o PIB português mas é dinheiro que sai do país. Outro exemplo, este do Eurostat e que mostra que o AIC é melhor que o simples nível de consumo, é o consumo de cuidados de saúde. Nos países onde a saúde é paga pelos cidadãos, esta aparece como consumo das famílias, mas nos países onde a saúde é paga pelo Estado, ela não conta como consumo.

O AIC português mostra o que PIB per capita (em paridades de poder de compra) esconde em termos de nível de vida. Enquanto, o segundo é 80% da média, o primeiro é 84%. E o mesmo se aplica a comparações com outros países. A Eslovénia e República Checa têm PIBs maiores que o nosso, mas o seu AIC está abaixo do português, no caso checo o AIC é de 73% da média, 11 pontos abaixo do nosso!

Comparando Portugal com a Irlanda, a diferença de 47 pontos percentuais para apenas 18pp! Com a Espanha de 23pp para apenas 14pp, com Itália de 24pp para 17pp, etc.

 

publicado por Miguel Carvalho às 11:51 | comentar | favorito
tags: ,